terça-feira, 5 de abril de 2011

Rock In Rio


Reportagem: Jeniffer Silva
Foto: APPROACH

Com quase um ano de antecedência e 100 mil ingressos vendidos, o Rock in Rio vem
antecipando o que será o maior evento de entretenimento e música do planeta. Nos últimos meses,a organização anunciou uma série de atrações que se apresentarão ao longo dos seis dias de festival.

As bandas estão entre as mais pedidas na pesquisa realizada pelo Ibope com o público do Rio de Janeiro e de São Paulo. Entre os nomes já confirmados estão: Red Hot Chili Peppers,Coldplay, Metallica, Rihanna, Katy Perry e Elton John.

Dia 23
O público que comparecer ao primeiro dia do Rock in Rio terá a oportunidade de assistir quatro das maiores estrelas da cena pop internacional e nacional. Dia 23 de setembro, o Palco Mundo recebe o ícone britânico Elton John, as novas divas Rihanna, de Barbados, e Katy Perry, dos Estados Unidos – as duas pela primeira vez no Brasil –, e a brasileira Claudia Leitte.

Elton John tem um apetite tão grande por novos desafios que é difícil resumir seu currículo. É cantor, compositor, hitmaker, ganhador de prêmios como Grammy, Oscar, Tony e BRIT, filantropo,Sir condecorado pela Rainha da Inglaterra, além, é claro, de um dos maiores vendedores de álbuns da história da música, com mais de 250 milhões de discos comercializados no mundo inteiro, 35 Discos de Ouro e 25 de Platina. Em seus mais de 40 anos de estrada, foi responsável por uma série de sucessos como “Your Song”, “Rocket Man”, “Tiny Dancer”, “Goodbye Yellow Brick Road’, “Don't Let the Sun Go Down On Me” e “Candle In The Wind”. Em outubro do ano passado, Elton John lançou em colaboração com o lendário músico americano Leon Russel o CD The Union.

Representando a ala feminina da música pop internacional estão as jovens Rihanna, que ao longo de cinco anos vendeu mais de 25 milhões de discos e acaba de ganhar o Grammy de Melhor Gravação Dance com o hit “Only Girl (In the World)”, do seu quinto CD de estúdio, Loud (2010); e Katy Perry, californiana dona de sucessos como “I Kissed a Girl”, “Hot N´ Cold”, “California Girls”,“Teenage Dream” e “Firework” - as três últimas do seu mais recente trabalho, Teenage Dream (2010).

Conhecida como uma das maiores estrelas nacionais – chega a atrair aos seus shows mais de três milhões de pessoas por ano e tem mais de 1,3 milhão de seguidores no Twitter –, Claudia Leitte não podia ficar de fora e promete sacudir a Cidade do Rock com canções como "Famosa" – versão de "Billionaire", de Travie McCoy, do Gym Class Heroes – e “Água”, do álbum As Máscaras (2010). Posteriormente, será anunciado um show especial para abertura oficial do evento nesta mesma data.

Dia 24
Consagrado no mundo inteiro como um dos mais importantes grupos da história do rock ’n’roll com sua mistura de punk, funk e psicodelia, o Red Hot Chili Peppers será a grande atração do Palco Mundo no dia 24 de setembro. A vinda do grupo californiano que, formado em 1983, já vendeu mais de 50 milhões de discos garante um show antológico por pelo menos dois motivos: além de marcar o seu retorno ao festival, que, em 2001, reuniu na Cidade do Rock o maior público de sua carreira ― foram 250 mil pessoas, também o recorde de todos os Rock in Rio ―, o Red Hot
Chili Peppers estará de volta aos palcos após um hiato de quatro anos.

Os americanos dividirão a tarefa de representar o rock com os escoceses e irlandeses do Snow Patrol e os americanos do Stone Sour. A primeira banda ficou conhecida internacionalmente com hits como “Run”, do terceiro álbum, Final Straw (2004), e “Open Your Eyes” e “Chasing Cars”, do quarto, Eyes Open (2006);
enquanto a segunda traz em sua formação Corey Taylor e James “Jim” Root, respectivamente vocalista e guitarrista da banda de heavy metal Slipknot, que toca no evento no Dia Metal, em 25 de setembro, e conquistou reconhecimento com canções como “Through Glass”, que vendeu mais de 500 mil cópias somente nos Estados Unidos.
Para representar o rock brasileiro na mesma data, a produção do Rock in Rio escalou os grupos Capital Inicial e NX Zero.

Com quase 30 anos de estrada, o Capital tem um público formado tanto pela geração que acompanhou a sua gênese quanto por jovens que ainda nem sonhavam em nascer no início dos anos 1980, quando a banda surgiu em Brasília, a partir da dissolução do Aborto Elétrico, que originaria ainda o Legião Urbana.

A apresentação coroa o ótimo relacionamento entre o Rock in Rio e o Capital Inicial, que participou das segunda (1991) e terceira (2001) edições brasileiras do evento. Já o NX Zero é uma das maiores revelações da cena musical brasileira nos últimos anos. O grupo estourou em 2006, com sucessos como “Além de Mim”, “Razões e Emoções" e “Pela Última Vez”, do primeiro álbum por uma grande gravadora, NX Zero, que conquistou Disco de Platina Duplo com mais de 300 mil cópias vendidas.

A banda, que completa dez anos em 2011, acaba de lançar o disco Projeto Paralelo, no qual apresentam releituras dos seus hits em parceria com nomes consagrados do rap e do hip-hop, como Emicida, Marcelo D2, Rappin’ Hood e Negra Li.

Dia 25
Na terceira noite do festival, 25 de setembro, o Palco Mundo receberá um encontro histórico entre diferentes gerações do rock pesado internacional: Metallica, Slipknot, Motörhead e Coheed and Cambria. Banda mais votada pelo público na pesquisa do Ibope contratada para ajudar na escolha dos artistas para o Rock in Rio, o Metallica será a grande atração da data.

Surgido em 1981, acumulando desde então nove prêmios Grammy, o grupo é um dos mais influentes e populares nomes da história do heavy metal. O Motörhead e o Slipknot não ficam atrás. Ao longo dos 35 anos de carreira, o Motörhead lançou 27 discos e clássicos como “Ace of Spades”, “Bomber”, "Orgasmatron" e "Iron Fist". O prazer da banda britânica em tocar no Brasil já rendeu até uma canção: "Going to Brazil", de 1916, lançado em 1991. Este ano o Motörhead se apresentou no Rock in Rio Lisboa, em 30 de maio, e o próximo álbum de estúdio, The world is yours, está previsto para
janeiro de 2011. Já o Slipknot é apontado como um dos mais criativos nomes do gênero a despontar na década de 1990.

O show no Rock in Rio marca o retorno da banda ao Brasil: o grupo tocou pela primeira e única vez no país em 2005, um ano após a apresentação na primeira edição do Rock in Rio Lisboa. Formado em 1995, nos Estados Unidos, o Slipknot é conhecido pelo visual sombrio: todos os integrantes sobem ao palco mascarados. Na bagagem, o Slipknot, que já vendeu cerca de 14 milhões de discos no mundo inteiro, traz cinco álbuns lançados entre 1999 e 2008: Slipknot, Iowa, Vol.3 (The Subliminal Verses), 9.0: Live e All Hope Is Gone. Apesar de abalada pela morte inesperada do baixista Paul Gray, em maio de 2010, a banda segue em frente e planeja a gravação
de um novo álbum.

O line-up do Palco Mundo no dia dedicado ao metal conta ainda com os nova-iorquinos do Coheed and Cambria, banda apontada como revelação dos últimos anos ao misturar influências de subgêneros do rock pesado como heavy metal, progressivo e punk. A discografia do grupo consiste em cinco álbuns conceituais que narram uma elaborada trama de ficção científica chamada The Armory Wars. Seu novo trabalho, o aclamado Year of the Black Rainbow, combina com precisão as faces mais melódicas e agressivas do gênero.

Dia 1º
A penúltima noite do festival, 1º de outubro, já conta com duas confirmações para o Palco Mundo: Coldplay e Skank. A banda britânica liderada por Chris Martin vem ao Brasil mostrar por que é uma das mais queridas e bem-sucedidas do mundo inteiro, com mais de 50 milhões de álbuns vendidos. Formado em 1998, em Londres, o Coldplay estourou em 2000 com a balada “Yellow”, do álbum de estreia Parachutes, lançado no mesmo ano. O sucesso alcançou o topo das paradas, impulsionou as vendas do disco, que teve mais de cinco milhões de unidades comercializadas, projetou o quarteto internacionalmente e rendeu o primeiro dos seis Grammys (Melhor Álbum de
Música Alternativa) que o Coldplay conquistaria ao longo da década.

Com seu rock ao mesmo tempo suave e vigoroso, a banda londrina gravou uma série de discos e hits responsáveis por lotar seus shows, no início em casas pequenas, hoje em grandes estádios. Entre os maiores sucessos estão “The Scientist”, “Clocks”, “In My Place”, “Fix You”, “The Hardest Part”, “Talk” e “Speed of Sound”.

Produzido por Brian Eno, seu mais recente trabalho, Viva la Vida or Death and All his Friends, de 2008, tem no repertório músicas como “Violet Hill”, “Viva La Vida” e “Lost”. Os shows da turnê do álbum foram assistidos por cerca de 2,75 milhões em 25 países. Na mesma noite, o Palco Mundo recebe os mineiros do Skank. Fundada em 1991, a banda tem 11 álbuns lançados, mais de 5,5 milhões de discos vendidos e uma série de hits como “Jackie Tequila”, “Garota Nacional” – sucesso inclusive na parada espanhola –, “Resposta”, “Saideira”, “Balada do Amor Inabalável”, “Dois Rios”, “Vou Deixar” e “Ainda Gosto Dela”, do último disco de estúdio, Estandarte, lançado em 2008. Hoje, Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal
(teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria) formam um dos grupos pop mais importantes do Brasil. Este ano, o Skank lançou o CD, DVD e Blu-Ray Multishow Ao Vivo – Skank no Mineirão, registro do show lotado que gravaram em junho, no Estádio do Mineirão, na Pampulha, em Belo Horizonte, com público superior a 50 mil pessoas.

VENDA OFICIAL DE INGRESSOS :
Atendendo a inúmeros pedidos de fãs que não querem ficar fora do evento, a venda oficial de ingressos para o Rock in Rio, já está a disposição no site. A entrada para cada dia do evento custará R$ 190 (inteira) e R$ 95 (meia-entrada). A expectativa da organização do festival é de grande procura ,pelos ingressos, como ocorreu na pré-venda do Rock in Rio Card.

Quando as 100 mil entradas colocadas à venda se esgotaram em apenas 21 dias. O público poderá efetuar a compra pela internet por meio do site do evento www.rockinrio.com.br e em shoppings, a serem divulgados pelo Rock in Rio.
De volta ao Rio de Janeiro após 10 anos, o festival terá capacidade para receber 100 mil pessoas por dia e acontecerá nos dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 01 e 02 de outubro de 2011,no Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca (Av. Salvador Allende, s/n).

Nenhum comentário:

Postar um comentário