terça-feira, 29 de março de 2011

EXPOSIÇÃO SOBRE O RIO SÃO FRANCISCO, COM A CURADORIA DO ESTILISTA RONALDO FRAGA, CHEGA EM SP



Reportagem: Jeniffer Silva
Apuração: Secretaria Municipal deSP


Fotos: Divulgação Secretaria Municiapal de SP


O Pavilhão das Culturas Brasileiras, espaço expositivo da Secretaria Municipal de Cultura, abre dia 31 de março, às 20h, a mostra Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História. A visitação para o público começa em 1º de abril. A estreia da exposição aconteceu em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, onde ficou em cartaz até dezembro de 2010.
A relação de Ronaldo Fraga com o terceiro maior rio brasileiro começou por meio de seu pai, que costumava pescar nele. Ao retornar para casa, ele vinha cheio de histórias, e essa memória acompanhou o filho por toda sua vida, até que, em 2006, ele pôde dar vazão a essas lembranças. Foi nesse ano que realizou sua primeira viagem pelo São Francisco, a bordo do barco a vapor Benjamin Guimarães, no qual embarcou na cidade de Pirapora, ao norte de Minas.

Dez ambientes, muitas histórias, surpresas e emoções sobre o São Francisco

No início do percurso, o visitante assistirá a um vídeo gravado por Ronaldo Fraga às margens do rio São Francisco, em Pirapora (MG), em recente viagem no vapor Benjamin Guimarães, no qual o estilista explica a proposta da exposição. O ambiente "Cidades Alagadas" apresenta um vídeo documentário sobre as cidades alagadas para a construção de hidrelétricas, gravado e dirigido pelo ator Wagner Moura, nascido em Salvador, mas criado na pequena cidade de Rodelas (Bahia), inundada quando o ator ainda era criança. No espaço "Lendas do rio" vestidos musicais ecoam a voz de Maria Bethânia declamando o poema "Águas e Mágoas do Rio São Francisco", da obra Discurso de Primavera e Algumas Sombras, de Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1977.
A coleção apresentada por Ronaldo Fraga na São Paulo Fashion Week em 2008 também compõe a mostra, acrescentada de peças exclusivas. Mas Ronaldo reforça: "Na exposição, a coleção não é o tema central, e sim mais um elemento fruto do legado do rio, que conta a sua história". Neste ambiente, a memória das bordadeiras, ofício muito presente nas cidades ribeirinhas, principalmente na região de Pirapora (MG), recebe homenagem por meio de grande parede simulando os bastidores de bordados.

Seus Elementos:

Foz: entrada da exposição, seu principal elemento são peixes coloridos feitos com garrafa pet

Mercado: representa os cheiros e sabores dos mercados situados às margens do rio São Francisco. Seu principal elemento é uma parede de latas litografadas cujas imagens são peixes próprios do rio.

Cotidiano: representa a vida ribeirinha. Sua principal instalação é uma escultura de malas que revelam imagens da vida às margens do rio nas décadas de 40 e 50.

História: um grande mapa aplicado em uma parede de 12 metros de comprimento apresenta as 15 principais cidades situadas ao longo do percurso do rio.

Religiosidade: mostra a referência aos ex-votos, expressão máxima de fé de romeiros e peregrinos que visitam, desde a descoberta do ouro nas Minas Gerais, o santuário de Bom Jesus da Lapa.

Lendas e Contos do Rio: vestidos musicais ecoam a voz de Maria Bethânia declamando o poema "Águas e Mágoas do Rio São Francisco" da obra "Discurso de Primavera e Algumas Sombras" de Carlos Drummond de Andrade, escrito em 1977.
Cidades Alagadas: instalação que remete às cidades alagadas para dar lugar às usinas hidrelétricas. A essência dessa sala é o filme produzido pelo ator Wagner Moura.

Vestuário: esse ambiente relembra o desfile do estilista Ronaldo Fraga no São Paulo Fashion Week, em junho/2008, cuja coleção deu origem à exposição. A memória das bordadeiras, ofício muito presente nas cidades ribeirinhas, principalmente na região de Pirapora (MG), recebe justa homenagem por meio de grande parede simulando os bastidores de bordados.

Nascente: a última instalação convida o visitante a relatar seus sentimentos, percepções e emoções em uma grande lousa.
Pescaria do Saber: ambiente dedicado às crianças, no qual elas poderão conhecer um pouco mais dos peixes do rio.


Foto: Divulgação Prefeitura de São Paulo.
Com abertura marcada para dia 31 de março, às 20h, a mostra "Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga: Cultura Popular, Moda e História", que aborda os temas e mitos que cercam o terceiro maior rio do País, chega a São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário