quinta-feira, 31 de março de 2011

Festivais no Rio e SP

Reportagem: Jeniffer Silva
Foto: Primeiro Plano

Após 10 anos do primeiro encontro com a família Braz, os diretores Arthur Fontes e Dorrit Harazim voltam à periferia de São Paulo e retomam a narrativa da vida de um casal e de seus quatro filhos. O que foi feito de suas expectativas do passado, como tocam a vida no presente e o que esperam do futuro. O reencontro resultou no documentário Dois Tempos, produzido pela VideoFilmes e Conspiração, que será apresentado, em abril, no Festival É Tudo Verdade. “Dois Tempos é a crônica de um Brasil em mutação. A família Braz continua a morar na mesma casa, mesma rua, mesmo bairro de Brasilândia, periferia norte de São Paulo. Ainda assim, tudo mudou”, explicam os diretores.
A gênese de Dois Tempos ocorreu há uma década. Na época, quatro jornalistas (Dorrit Harazim, Flavio Pinheiro, Marcos Sá Correa e Zuenir Ventura) e três diretores de cinema (Arthur Fontes, Izabel Jaguaribe e João Moreira Salles) experimentaram trabalhar juntos pela primeira vez, em um projeto intitulado “Seis Histórias Brasileiras”, produzido pela VideoFilmes.
“A Família Braz”, de autoria de Arthur Fontes e Dorrit Harazim, foi um dos seis documentários daquela série. O filme retratava a vida na periferia de São Paulo através do cotidiano de seis pessoas. Captou-se, premonitoriamente, o embrião do que viria a ser a irrupção da “classe C” na vida brasileira desta década. O documentário terminava, em janeiro de 2000, com uma mesma pergunta aos quatro jovens e seus pais: dentro de 10 anos, como você imagina a sua vida?

SINOPSE

Seis pessoas, uma mesma família, dez anos depois. Dois Tempos retoma a narrativa da vida dos Braz, iniciada em 2000, no documentário A Família Braz. Em 2010 os mesmos diretores voltam à mesma casa para atualizar o retrato dos seis personagens. Passada uma década, o que foi feito de suas expectativas do passado, como tocam a vida no presente e o que esperam do futuro.


Rio de Janeiro
Dia 5 de abril
Unibanco Arteplex (Praia de Botafogo, 316) – 21h
Dia 6 de abril
Unibanco Arteplex (Praia de Botafogo, 316) – 13h

São Paulo
Dia 7 de abril
Cine Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073) – 21h
Dia 8 de abril
Cine Livraria Cultura (Avenida Paulista 2073) – 15h




Nenhum comentário:

Postar um comentário